sexta-feira, 22 de abril de 2016


                 


               Especialidade de Floricultura 




    
1) O que são flores perenes? Anuais? Bienais? Dê um exemplo de cada.

   É a designação botânica dada às espécies vegetais cujo ciclo de vida e longo, permitindo-lhe viver por mais de dois anos, ou seja por mais de dois ciclos sazonais. Sua folhas não caem.

Planta anual: é um tipo de planta que normalmente germine, floresce e morre no período de um ano. Estas pantas podem ainda viver mais e um ano, se não encontrarem as condições apropriadas para se reproduzirem.

Um planta bienal é aquela que demora 24 meses para completar o seu ciclo biológico. Estas plantas crescem vegetativamente no primeiro ano enquanto no segundo florescem e dão frutos.

Exemplos: Áster, margarida e beterraba. 

2) Apresentar as instruções para fazer um viveiro. Qual a diferença entre um viveiro e uma estufa?

   Cobrir com a terra úmida 50% do recipiente, é importante que o recipiente em questão seja devido em vários compartimentos. 
  Fazer o nivelamento da terra com a ajuda de uma pá de jardinagem. Antes de começar a semear é importante que você observe as sementes e descarte aquelas que tiverem uma cor diferente. Cada compartimento deve ter duas ou três sementes semeadas, para isso cubra-as totalmente com a terra.
  Coloque o seu viveiro de mudas no jardim e utilize um regador com furos finos. Se deve ter o cuidado de montar uma cobertura para o seu viveiro de mudas,pegue uma lona transparente e coloque numa altura em que ainda seja possível haver circulação de ar.
   Sempre que a lona ficar úmida é preciso secá-la, fazendo com que não comece a gotejar sobre as plantas.
   Quando as plantas começarem a germinar retire a lona.      
    Enquanto o viveiro conserva a planta, a estufa aumenta o temperatura do ar para elas.

3) O que é drenagem e qual a sua importância? Como se faz a drenagem?

  Drenagem é o processo de escoar água ou eliminar o excesso de água de uma área improdutiva em área agricutável. Pode-se fazer a drenagem fazendo sulcos para que haja o escoamento das águas. Outra maneira é adicionar material que absorva pouca água, com areia ou vermiculitas, no substrato.

4) Liste três pragas que atingem as plantas em sua região, descreva os danos causados por cada uma e explique como controlá-las. 
    Pulgões: São as pragas mais comuns, tanto em quintais como em grandes plantações. Os pulgões são insetos sugadores que atacam principalmente brotos e botões de flores.
    Para isso, alojam-se nas extremidades dessas estruturas e retiram as substâncias da planta. Deve-se redobrar a atenção nos períodos mais quentes do ano, pois é a época de maior incidência desses pequenos predadores . Para evitar a infestação, é importante observar as plantas todos os dias, pois eles se proliferam rapidamente e não possuem um alvo preferido.
    Lagartas: São as pragas mastigadoras mais conhecidas nos jardins: Além de se alimentarem das flores, folhas, hastes e brotos, elas usam as estruturas mais jovens das plantas como proteção. Em caso de ataque de lagartas, os pesticidas eliminam o problema sem danificar os vegetais.

   Rematoides: São pequenos vermes que atacam pela raiz das plantas. Uma infestação desse tipo de praga pode ser visto nas estruturas externas, como as flores e folhas. As dálias são as espécies que mais sofrem com esse problema. Tratar a terra antes de plantar é uma medida interessante para quem quer evitar essa situação.

 5) Descrever as instruções para fazer uma floreira e especificar seu uso.

     Cortar o material usado à medida; marcar as posições cantoneiras, fazendo com que a parte de cima da floreira fique ao nível do peitoral. Utilize duas cantoneiras de metal bem fortes, ligeiramente mais curtas do que o espaço entre as costas e a frente da floreira, e colocadas a 15 cm de cada extremidade. Abra um furo na parede introduza s brechas e fixe as cantoneiras com parafusos que penetrem pelo menos 2,5 cm na alvenaria.
    Aparafuse a floreira às cantoneiras com parafusos inoxidáveis. As floreiras de parede são uma boa forma de decorar uma parede vazia que esteja virada para um terraço. Usado para plantio de flores e outras.
    Formulado com maior drenagem e tratado para que não ocorra incidência de pragas.

  6) Dar o nome de três tipos de fertilizantes e sugerir o melhor uso para cada um.

       Orgânicos: Fornecer nutrientes para as plantas.
     Potássicos: Extremamente solúveis em água, fornecem o potássio necessário ao desenvolvimento vegetal.
    Fosfatados: Obtém fósforo para as plantas e vegetais.

    7) Preparar o solo, plantar e cultivar até a maturidade, três tipos de flores anuais.

                                       Quesito prático.

      8) Quais são os três nutrientes de plantas mais importantes para a floração?
         
             Fósforo, Potássio e Boro.

      9) Cultivar duas ou mais flores perenes em um cativeiro ao ar livre, durante uma estação. Manter um relatório escrito com registro semanal do trabalho feito.

                              Quesito prático.


           10)  Qual é o propósito do teste de solo?

            Ver se o solo é adequado para o seu determinado uso, por exemplo o plantio de legumes e o cultivo de flores.

    11) Mencionar três flores que melhor se adaptam a cada uma das condições a seguir:

     a) Sombra: Afelandra, Agapanto e Ajuga.
   b) Solo seco: Sedum, Amsonia e Lavanda.
   c) Luz solar direta: Lavanda, Azulzinha e Oliveira.
   d) Solo Úmido: Copo-de-leite, Ipê-branco-do-brejo e ipê amarelo-de-brejo.